Coluna de Ciências

Nós comemos DNA todos os dias!

A vida está escrita em letras e senhas bioquímicas no interior das células.

Nossas carnes são feitas de muitas bolinhas irregulares ou células como se fosse um sagu: a gelatina representa o que elas secretam para ter um meio ambiente adequado para viver. Os tecidos ficam macios e gostosos de pegar por causa dessa matriz extracelular secretada por nossas células. O nosso “manual do usuário” está no núcleo celular com 23 páginas duplas cheias de informações sobre como devemos funcionar. O manual do proprietário do carro fica no porta-luvas e cada item dele seria um gene. As páginas em vez de papel são feitas de ácido nucleico tipo DNA. Todos seres vivos têm DNA e RNA chamados de ácidos nucleicos!

Vegetais e animais são formados por células. Comemos células, mastigamos núcleos e deglutimos “montanhas” de DNA e RNA todos os dias. As informações que trazem são conhecidas como genes. Gene é igual “ou informação”! Todos os dias comemos sopas e litros de genes, desde uma simples folha de alface até uma picanha grelhada. É como ingeríssemos dezenas de páginas de papel escritas ao comermos qualquer coisa viva, ou melhor, que foi viva pois quando comemos já estão mortas. Nós vivemos por que comemos a vida dos outros. Primeiro tiramos a vida dos vegetais e animais, depois comemos o cadáver ou “carne dada aos vermes”. Diriam: - mas não precisa ser tão explícito assim!

Desculpe-me, mas pesquisa feita no Brasil revelou um fato incrível: a grande maioria das pessoas não tem ideia que comem DNA! A pesquisa Ibope Conecta com 2011 pessoas foi encomendada pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia. O DNA que ingerimos não vai se misturar com os nossos genes e provocar confusão em nossas células. Tudo que comemos acaba sendo degradado, tornam se íons isolados novamente e são reaproveitados, recompondo-se em novos produtos, sem chance de se incorporar em nosso genoma como assim é chamado o conjunto de todos os nossos 25 mil genes.

Tendemos achar que todos deviam saber certas coisas, mas que nada, cada um deve saber o que considera importante e fim! Quando for preciso as pessoas buscarão e aprenderão! Quando a água sobe na cintura, aprendemos a nadar!

Quando se ingere um animal ou vegetal transgênico, os genes modificados e presentes em seu DNA serão degradados e letra por letra reaproveitados, sem chance de incorporar-se informações diferentes em nosso corpo. Nos animais e vegetais transgênicos algumas informações do seu genoma foram modificadas para ficarem mais resistentes a pragas, drogas e doenças ou para aumentar sua produtividade.

Na pesquisa citada, 33% dos brasileiros acham que ingerir alimentos transgênicos faz mal! A Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA analisou mais de mil pesquisas e concluiu que os organismos geneticamente modificados não trazem qualquer risco à saúde e pode trazer benefícios econômicos e ambientais. Os transgênicos não tem nada a ver com câncer, diabete, autismo, obesidade e alergias.

O que ingerimos de DNA, RNA, cromossomos e genes não tem como provocar mutações nas pessoas em desenvolvimento e nem câncer. As mudanças de DNA e de genes que nos levam a estas alterações são provocadas por fatores externos como drogas, radiações, substâncias químicas, vírus e outros agentes em nosso ambiente.

Eles que alteram o DNA e genes que temos prontos e funcionando no corpo.