Alberto Consolaro

Quem sou

Nascido em 1956, graduou-se em Odontologia na Unesp de Araçatuba em 1977. Iniciou-se na docência em 1978 e concluiu o mestrado em Biologia e Patologia Buco-Dentária na FOP-Unicamp em 1983. Após atuar como professor e patologista na Universidade Federal de Uberlândia, concluiu em 1987 o Doutorado em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP. Em 1991 obteve o título de Livre Docente da USP. Como professor, pesquisador e patologista, em 1995, obtém o maior grau docente, o de Professor Titular da Universidade de São Paulo, aos 39 anos de idade.

Suas áreas de pesquisas são:
1. Anatomia Patológica;
2. Inflamação e Reparo;
3. Reabsorções Dentárias;
4. Movimentação Dentária;
5. Biologia da Polpa e do Periápice.

Por muitos anos foi Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Patologia da FOB-USP. Atualmente ensina na graduação da FOB e na pós-graduação da FORP-USP nos Programas de Odontopediatria e no de Periodontia e Cirurgia.

Publicou vários livros como:
1) O ser Professor (5.ed. 2011);
2) Reabsorções Dentárias nas especialidades clínicas (3.ed. 2012);
3) Controvérsias em Ortodontia;
4) Inflamação e Reparo (2.ed. 2013);
5) Cárie Dentária.

Há alguns anos, como Jornalista, simultaneamente às atividades acadêmicas, escreve semanalmente no Caderno Ciências do Jornal da Cidade, o principal jornal do centro do Estado de São Paulo. Em 2013 publicou o livro "Queremos Saber!" de divulgação científica e tecnológica direcionado para o público em geral.