Coluna de Ciências

Marte: o primeiro a ser colonizado!

Está chegando a hora de partir e mudar-se para outro planeta. E não é opção, mas necessidade: a vida aqui está impossível. O poder econômico impede decisões macro-ecológicas, mas ainda viveremos por aqui alguns anos e precisamos cuidar do que sobrou. Seja enxerido, dê uma olhada nos jardins e quintais. O trator tirou os arbustos e remexeu o terreno. Tudo o que você imagina tinha por lá: calcinha, mouse e camisinhas, remédios, etc. A localização? A mais “nobre” da cidade!

Liste o que se gasta de energia na forma de eletricidade, pilhas, baterias, combustível, álcool, calor e luz. Somos vorazes consumidores de energia. Em 2600 estaremos todos em pé um do lado do outro; não haverá mais espaços para deitarmos ou sentarmos. O calor será insuportável, arderemos de tanto consumir e usar energias.

São várias galáxias no multiverso com milhões de planetas e numerosas constelações, sem contar os satélites, cometas e asteroides, nos acostumaremos com novas formas de endereços. Na constelação Escorpião de nossa galáxia, a via Láctea, tem uma estrela menor e menos quente que o Sol, a Gliese 667C, com 7 planetas em sua órbita. Em uma faixa ao seu redor tem uma zona habitável e 3 planetas com evidências de água líquida oferecendo condições para formas de vida como concebemos na terra. É perto daqui, a apenas 22 anos-luz.

Os planetas habitáveis maiores que o nosso podem ser identificados de Super-Terras. Foi a primeira vez que se observou mais que um planeta em uma mesma zona habitável. Esta descoberta foi possível com o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul localizado no Chile. A pesquisa foi liderada por dois pesquisadores da Universidade de Gottingen da Alemanha e da Universidade de Hertfordshire do Reino Unido.

Na vizinhança da Terra, em Marte, nossa bisbilhotice com radares, telescópio e sondas na forma de jipes e pequenas naves, permitem-nos concluir que existe água e de tal forma que podemos inferir: já houve vida na forma como a concebemos. Marte será um dos planetas que poderemos habitar em futuro próximo! Iremos estragá-lo também?

Quando procuramos casa para alugar ou invadir estudamos antes as suas características, inclusive legais. As sondas que enviamos, naves e jipes espaciais que orbitam ou pousam em outras galáxias é quase isto: estamos procurando casa nova para mudar: como não conhecemos os donos, vamos invadir! Seria uma propriedade alheia? Seremos, os terráqueos, essa gente do MSP ou Movimento dos Sem Planeta?

Para Marte já enviamos 4 jipes-robôs para estudar as condições para a invasão: Sojourner em 1997; o Spirit e o Opportunity, em 2004, e o Curiosity em 2012. Estamos imitando os portugueses com suas caravelas: que maravilha! A cada jipe, se sofisticou mais ainda os equipamentos e formas de sondagens. As evidências deixam claro: há água em Marte e até barro já foi identificado em sua superfície. Uau! Para John Grotzinger, geólogo do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o mais avançado dos nossos espiões em Marte, o jipe-robô Curiosity, revelou: têm água e algumas formas microbianas de vida já estiveram por lá! Ou que ainda estão por lá. Já foram encontrados hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo.

Os braços do Curiosity perfuram rochas e retiram amostras como biópsias, obtendo-se pedacinhos do tamanho de comprimido em busca de sinais de que Marte possa ser uma de nossas casas. Além de água, as amostras provam que existe fonte de energia e elementos químicos básicos para a vida como o carbono. O jipe pousado no leito de um rio a 8km do monte Sharp permitiu analisá-lo por meses. Novos dados confirmam os relatados aqui em outro artigo!

Quem participa das equipes de pesquisadores sobre Marte diz que tudo se parece muito com a Terra. Parece que não seria tão precipitado providenciarmos CEP para os novos endereços! Ou seria? Onde você mora: em Marte no Sistema Solar ou no Gliese 667Cc na Constelação Escorpião.

Desconfie: o interesse de Marte está mais para expansão de mercado e exploração de minerais do que para o bem da humanidade. Já já estarão vendendo franquias para Marte! Pense nisto, antes de investir por lá.

Tadinho de Marte!

Tadinho de Marte!