Coluna de Ciências

Foco infeccioso: cai o rendimento!

Fico espantado com tanta sujeira! Nem estou falando da vida pública, mas de casas, comércios, restaurantes, bares e ruas. Tudo descuidado, fora do lugar, roupas no chão, secreções com cabelos e pelos, banheiros indescritíveis e quartos catastróficos. Raul Seixas diria: pare o mundo, quero descer!

Compreendo por que os mais velhos ficam com dificuldade de ver e ouvir. Seria um mecanismo para sofrer menos: o que olhos e ouvidos não captam, coração e mente nem percebem! Ainda sofro, enxergo bem e escuto tanto quanto. Aprendi com computadores que marcam e-mails inconvenientes como “spans” e nem chegam na caixa postal. Educo mente e coração para criar “spans” que impedem me, resignadamente, de expressar repulsas ao que vejo e escuto!

Temos 100 trilhões de bactérias, sem contar fungos, vírus e parasitas. Por fora na pele e, por dentro do tubo que somos, tem-se a mucosa: são revestimentos resistentes. Nossos tecidos foram programados para não ter microrganismos. Nosso meio interno é sagrado e se violado, teremos eliminação imediata dos micróbios ou doenças!

DOENÇAS

Quando comemos, banhamos, beijamos, brincamos e … vivemos enfim, todos os dias colocamos bactérias no meio interno e sangue: isto se chama bacteremia transitória. Em segundos, células, anticorpos, enzimas e proteínas captam e eliminam estes intrusos. Algumas pessoas são azaradas ou estão debilitadas por alguma razão e, antes de serem captadas, as bactérias acham um lugarzinho para se esconder nas anfractuosidades cavernosas da parede interna do coração ou endocárdio. As vezes, acontece nos rins, articulações e pulmões.

Desta forma teremos endocardites, nefrites, artrites, pleurites e pneumonias. Esta via de contaminação se chama hematogênica ou sanguínea. Em muitas pessoas estas doenças ficam quiescentes, subclínicas e quando se percebe já está em fase avançada, podendo levar a uma reação generalizada e descontrolada do organismo que pode levar à morte rapidamente, uma condição conhecida como sepse, antigamente chamada de septicemia. Nestes casos, apenas a UTI pode salvar!

RENDIMENTO

Em algumas pessoas os dentes podem ter bactérias dentro de canais em que a polpa morreu ou nas gengivas contaminadas por acúmulos bacterianos da mal higiene. Bactérias estão também nas irregularidades das tonsilas, nas unhas e cabelos mal cuidados, percings e brincos contaminados, órgãos genitais desleixados e sinusites. Nestes locais a concentração microbiana é assustadora!

A entrada constante de bactérias por estas vias “exageradas” exige muito do organismo, um sobre-esforço para o fígado, rins, coração, medula óssea e quase todos órgãos. As bactérias são muitas e atrapalha a plenitude do corpo para o trabalho, esporte e lazer, incluindo atividades mentais e afetivas. Estes acúmulos de bactérias e sua entrada constante no meio interno se chama foco infeccioso. Além de afetar o rendimento, predispõe o individuo a ter sepse frente a qualquer debilidade orgânica, tal como uma gripe mais intensa.

AUTOIMUNIDADE

Algumas pessoas, por azar, tem células com proteínas na superfície semelhantes a de bactérias que vivem em nós, especialmente nos focos infecciosos. O sistema de defesa programa as células, anticorpos e enzimas para atacar estas proteínas bacterianas e acabam por destruir nossas próprias células com componentes parecidos.

Muitas artrites, nefrites, quedas focais de cabelos ou alopecias areatas, endocardites e outras doenças são resultantes desta reação cruzada ou autoimunidade por engano! Quando procura o médico para checar sua saúde ou baixo rendimento, um dos pedidos é procurar especialistas para achar algum foco infeccioso como o dentista, otorrinolaringologista e ginecologista. Muitos pacientes, quando identificado e tratado o foco infeccioso, a doença simplesmente desaparece!

Não podemos negligenciar com as bactérias e outros por falta de higiene e cuidados no dia-a-dia, isto pode nos custar caro. De repente, você não está apenas comprometendo o rendimento profissional, esportivo, intelectual e sexual, mas pode até perder a vida!

Sejamos limpinhos e seremos precavidos!