Coluna de Ciências

Genes na parede e os novos escravos!

Cada um tem seu manual do proprietário nos núcleos das células. São 23 páginas duplicadas com vários itens de funcionamento. Quase ninguém lê manual, nem de carro, imagine do corpo! Cada página tem em média mil itens e o manual completo, 25 mil tópicos apelidados de genes.

Cada folha é estreita como uma fita e no lugar de papel ou plástico é composta de um material sólido conhecido quimicamente como DNA ou ácido desoxirribonucleico. As letras das palavras, em vez de tinta ou grafite, são escritas com um produto conhecido como bases nitrogenadas. A célula é como um abacate: o seu caroço é o núcleo, a massa o citoplasma e a casa a membrana externa.

As folhas ou fitas de DNA tem 2m de comprimento e ficam enroladinhas como “folhas de papel amassadas” em forma de X e Y para que caibam no pequeno espaço nuclear: Cada uma recebe o nome de cromossomos e juntos e as 46, de genoma. O genoma é igual em todas células, mas apenas alguns genes funciona o que determina os diferentes 206 tipos celulares que temos!

Para se ver e ler nossos genes no DNA devemos colocá-los em ordem e as fitas serão reveladas em um gel da eletroforese, quase como se fazia com uma fotografia. Ampliado, pode-se colocar o DNA na parede como um quadro para decorar sua casa. Alguns casais colocam seus quadros “genômicos” um ao lado do outro sobre a cama ou na sala: o amor é lindo! E custa entre US$ 600 a 900.

As casas agora têm peças e escadas imitando o DNA, assim como chaveiros e joias na forma de DNA. Teremos pingentes com genes talhados nos colares e brincos. Eu não vi, mas os camafeus deixarão de ter no centro uma figura humana para ter o DNA! Tudo coisa fina!

OS ESCRAVOS

No DNA se tem muita coisa que não precisa, como em um carro de luxo. O cientista-empresário Craig Venter, resolveu criar a vida, pois escravizar humanos está muito difícil e nem direitos trabalhistas querem mais pagar! Ele já havia criado a vida em laboratório tendo a bactéria Mycoplasma mycoides como modelo e montou um DNA semelhante artificialmente e lhe deu o nome JCVI-syn1.0.

Agora ele comunicou ao mundo pela “Science” que produziu uma bactéria com DNA simplesmente a partir do nada, apenas misturando produtos químicos e a denominou JCVI-syn3.0. Qualquer semelhança com nomes de modelos de carros não é mera coincidência!

A bactéria é um “novo-ser” e tem apenas genes necessários para viver e obedecer uma ordem que se queira impor: produzir uma droga, uma proteína, um hormônio ou alimento. Craig Venter a chamou de “célula mínima” com apenas 473 genes. Vai vender esta bactéria para laboratórios e os instrumentos para fazê-las onde quiser. Imagine um carro de luxo enxugado ao extremo para fazer apenas o que se quer. Um escravo enxuto, obediente e de baixo custo!

O DNA pode ser comparado ao painel de avião cheio de botões ou genes. O organismo liga ou desliga alguns genes em certas células, mas se ligarmos todos os botões, o avião não voa, nem anda, nem sobe e nem desce. Liga-se alguns genes, outros desligam-se ao mesmo tempo. Por isto células funcionam ao mesmo tempo, mas de formas diferentes. Tem botões para cada função! E se o piloto ligar ou desligar um botão ou gene errado? Teremos as doenças que representam distúrbios no funcionamento dos tecidos como o câncer e doenças autoimunes. O avião pode cair ou a pessoa, morrer.

Me falaram que os computadores iriam fazer o trabalho humano e que trabalharíamos menos horas sem reduzir o salário. Me enganaram. Agora, bactérias criadas em laboratórios farão parte de nosso trabalho. Daqui a pouco serão seres biônicos maiores até que, por fim, seremos dispensados se não quisermos nos escravizar! É assim que empregos são extintos: porteiros, motoristas, empacotadores, laboratoristas, metalúrgicos e muitos outros. Sem falar dos robôs cada vez mais inteligentes e escravizados.

Não teremos outra opção: controle de natalidade, preservação dos recursos naturais e muita solidariedade. Não cabe mais gente aqui na terra e não se terá mais o que fazer, a tecnologia diminui a necessidade de gente! Se tens 40 anos e achas que não vai pegar isto, se enganou, isto é mais rápido do que você imagina!

Ou migraremos para outros planetas?