Coluna de Ciências

Cânceres e anomalias são cármicos?

A palavra carma tem significados antagônicos. Para algumas seitas, culturas e povos significa destino, para outros, castigo. Seria algo inevitável, um destino forjado como punição ou pagamento por algo errado nesta ou outras vidas. Quantos já não ouviram: te aguentar é meu carma! Coisa horrível de se dizer, melhor ter coragem e mudar!

Se for pagamento ou castigo, podemos afirmar que dificilmente os cânceres, as anomalias e síndromes sejam cármicos. Em geral somos inconsequentes com nossas atitudes ou decisões, quando dá errado atribuímos a má sorte ou carma. Todos os “(ir)responsáveis” sabiam que a barragem de Mariana estava vencida incluindo muitos moradores, prefeitos, vereadores, defesa civil e outras pessoas. Mas ninguém grita, assume, denuncia, aciona o poder judiciário e deixam a coisa seguir, até que o “destino” se promove a tragédia. E tem mais duas prestes a explodir.

Agora fica estranho. Na Operação Lava-jato vão presos condenados por alguns milhões de reais roubados, mas no caso da barragem de Mariana não se tem nenhum detido para investigações tipo secretário que não fiscalizou, responsáveis pela fiscalização no local, presidente da empresa, engenheiro responsável, quem deu alvará. Vários foram corrompidos. Em outras palavras: por “vidas e sonhos” ceifados ninguém vai preso, por dinheiro vão! A mensagem é clara: o que vale é o vil metal! E ninguém vai às ruas protestar por Mariana!

CÂNCERES

Nós temos 10 trilhões de células proliferando todo instante. São 25 mil informações copiadas diariamente e alguns milhares de células defeituosas são geradas todos os dias. No organismo temos as células NK ou “Natural Killer” que circulam em todos os espaços e ao menor sinal de atipia, a célula defeituosa é imediatamente eliminada. É como se todos os dias, canceres fossem gerados! Rezemos para que as nossas células NK funcionem bem o tempo todo; produzidas na medula óssea distribuem-se pelo corpo via sangue. Estas células tem autorização para matar à menor suspeita!

Outras células, como os linfócitos T e macrófagos, também podem matar células atípicas, mas devem passar fazer um reconhecimento prévio antes de eliminá-las. Em outras palavras, precisam fazer uma inspeção antes, pedir documentos, checar origens, apenas depois disto que podem assassiná-las. Em outras situações, os linfócitos T liberam substâncias que induzem estas células atípicas ao suicídio pelo mecanismo da apoptose. Tipo suicide-se ou eu te matarei!

Se o organismo estiver debilitado teremos células NK, linfócitos e macrófagos em menor número ou funcionando mal e o risco de uma destas células dar origem ao câncer aumenta muito. Entre os debilitadores estão vícios como fumar, estresse, sol, químicos e muitas outras escolhas de vida que fazemos. Estes mesmo fatores, induzem também as células em proliferação a errarem suas cópias e aumentam as células atípicas no dia a dia, aumentando a chance delas escaparem nos mecanismos de eliminação.

ANOMALIAS

A maior parte dos problemas do desenvolvimento tem forte relação com o meio ambiente onde a mãe gravida concebeu e a gestação transcorreu. A nutrição, medicamentos, estresse, químicos, álcool, tabaco, vírus e bactérias são causas frequentes de anomalias e síndromes.

Há pouco mais de 200 anos não se sabia nada disto e os fetos ou recém-natos com defeitos eram encarados como merecedores do sofrimento, pois tinham pecados pesados a pagarem de outras vidas! Ou eram produtos de influências de espíritos do mal que estava circundando aquela família. Qual nada, a grande maioria destes problemas do desenvolvimento está associada ao meio ambiente onde vivem a mãe e desenvolve o embrião e feto! Toda gravidez, deveria ser planejada e assistida desde a sua intenção inicial. Não é carma, é opção! As exceções são casos que ainda não descobrimos a causa.

E AGORA?

Nós escolhemos o que vai acontecer com nossas vidas, nós que decidimos onde estaremos, com quem e como vivemos. As consequências advém de nossas atitudes! Vivemos conscientes de nosso papel ou nos estressamos e viciamos todos os dias? Daria para evitar ou prevenir quase todos os cânceres e anomalias? Sim! Então, não são cármicos!


(Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista de Ciências do JC)