Coluna de Ciências

Abrir cervejas com os dentes pode!?

Não é raro pessoas com pré-molares hígidos com dor, desconforto ou escurecidos! Sem causa aparente, paciente e profissional ficam “perdidos”. Alguns dentes chegavam até com cisto na raiz e fístula na gengiva! O que faria este dente doer, escurecer ou ter lesões? 
O dente envolvido mostra a polpa necrosada! Mas como? Quase sempre foi um traumatismo no dente afetado como batidas de cotovelos, cabeças ou brinquedos que o paciente não lembra. Os pré-molares não estão mais atrás na boca e como haveria estes traumatismos? Estas situações são cada vez mais comuns. Na abordagem do paciente, a sutileza das perguntas e a busca por encontrar uma relação entre a causa e o efeito requer um conhecimento prévio e experiência pessoal. 
Até 2000, as garrafas de cerveja eram vedadas por tampas muito rígidas e bem travadas no vidro. Era impossível abrir com a mão ou dentes. Agora têm vários tamanhos, tipos e marcas com maior facilidade para abrir com os dedos e, por extensão indevida, com os dentes. Pessoas fazem isto como demonstração de habilidade, coragem e destreza perante os amigos.
PROPAGANDA !
Ao ver a propaganda de lançamento da cerveja Burguesa não sei se aciono o riso ou o choro. Aparecer tomando bebida alcoólica saboreando-a com a boca não pode pela auto-regulamentação publicitária, mas abrir a garrafa com os dentes pode!
Muitos homens e mulheres, e cada vez mais as mulheres, têm a mania de abrir garrafas com os dentes independentemente da propaganda, mas isto focado em uma publicidade de cerveja estimula muito mais jovens e crianças a fazer! A mídia tem o poder de estimular as pessoas a adotar posturas, passando-lhes impressão de sofisticação, atualidade e moda ao que propaga! 
Nestes dias de reflexão sobre o tema, imaginei os nobres colegas presidentes do Conselho Federal de Odontologia e da Associação Brasileira de Odontologia na mídia anunciando que entrariam com um pedido de suspensão da propaganda com a cena grotesca, estúpida, inoportuna e agressiva que podemos ver na foto em que a mesma foi congelada com a gelada na boca!
(https://www.youtube.com/watch?v=v5hAFJzbm5Q)
O QUE ACONTECE?
Os pré-molares têm duas cúspides unidas por esmalte e dentina com um sulco profundo entre elas no qual se encaixa os dentes opostos. Ao pegar a garrafa e tirar sua tampinha de metal, a apreensão é feita por encaixe entre as duas cúspides. Ao fazer uma alavanca com a garrafa para remover a tampa, há uma força enorme que pode fazer “separar” as duas cúspides do dente que silenciosamente fratura-se sem sinal clínico e permanece como uma trinca com as partes bem adaptadas.
Apenas semanas ou meses depois começa a ter dor, mobilidade e sangramentos. Nas imagens radiográficas e tomográficas, a justaposição dos dois fragmentos dentários é tão discreta que nem permitem um diagnóstico imediato. Este tipo de fratura vertical leva à perda do dente.
O movimento de alavanca da garrafa para remover a tampa desloca imperceptível e subitamente o dente no alvéolo: é um traumatismo tipo concussão. Pode lesar os vasos sanguíneos que entram na raiz e a polpa sucumbi por falta de irrigação o que se chama de Necrose Pulpar Asséptica. 
Não há dor e o que faz procurar o profissional é a cor escura que interfere na estética. Aos poucos, os produtos da necrose tecidual atingem o forame apical e, embora não contaminados, são agressivos induzindo lesões, inclusive cistos. A abertura de garrafas com os dentes pode induzir reabsorções dos tecidos mineralizados do dente como a Interna, por Substituição e Cervical Externa. O paciente não faz relação com a sua mania de abrir cervejas com os dentes!
SUGESTÃO
Abrir garrafas de cerveja com os dentes deve ser desencorajado, pois a potencialidade agressiva é muito grande, inclusive com perda do dente. Nas propagandas, deve-se ter o cuidado para que este ato deletério não seja exposto, pois pode estimular sua repetição pelas crianças, jovens e adultos não esclarecidos. Os órgãos, associações e sociedades odontológicas devem atuar junto à mídia para suspender eventuais ocorrências que ocorre por desconhecimento dos produtores e idealizadores destas peças publicitárias.


(Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista de Ciências do JC)

Cena da publicidade de lançamento da cerveja Burguesa em que o ator retira a tampa da garrafa com os dentes (https://www.youtube.com/watch?v=v5hAFJzbm5Q)