Coluna de Ciências

Nós comemos DNA todos os dias!

Os dentes humanos tem uma cavidade interna com tecido mole igual a derme que se chama “polpa dentária” e antigamente chamada de “nervo do dente”. O espaço que ocupa na raiz ainda é conhecido como canal. Quando por algum motivo, a polpa morre, este espaço deve ser limpo e preenchido, pois o organismo tem horror a espaço vazio. Este conjunto de procedimentos é referido como tratamento do canal ou endodôntico.

A polpa dentária tem muitos tipos de células, muitas jovens e outras velhas, além de ter muitos vasos sanguíneos. Todos os dias a polpa produz dentina para espessar as paredes, deixando os dentes mais fortes fisicamente e mais amarelados nos mais velhos. Este “conjunto” de células, vasos e nervos estão imersos em um gel macio conhecido como matriz extracelular: é o “tecido conjuntivo” da polpa.

Tecidos com células semelhantes da polpa estão ao redor da raiz conhecidos como periodonto, incluindo-se a gengiva. Todos eles podem dar origem com frequência a neoplasias benignas e malignas. São proliferações celulares descontroladas que formam tumores que prejudicam os tecidos vizinhos por compressão ou invasão. Quando invadem os tecidos vizinhos e se espalham pelo corpo são malignas e chamadas de câncer. São dezenas e dezenas de tipos diferentes e cada um recebe um nome próprio como sarcomas, carcinomas, linfomas e outros.

Somos 10 trilhões de células organizados em 206 tipos diferentes. Todas podem dar origem a câncer, menos as células da polpa dentária. Seria pelo fato de estar dentro de uma cavidade pequena, mas outros tecidos em situações semelhantes dão origem a neoplasias. A polpa nem dá origem a benignos sequer! Deve existir alguma coisa na sua composição que bloqueia a origem de células atípicas e cancerosas, mas ninguém sabe ou pesquisa isto! Talvez estes estudos revelem um produto ou gene que possamos usar para evitar o aparecimento do câncer. Seria fantástico!

Muitos profissionais da saúde, incluindo dentistas e oncologistas, talvez nem saibam disto! Se isto fosse de conhecimento geral, já estariam pesquisando porque a polpa não tem câncer! E mais: nem o câncer de outras partes do corpo chegam na polpa, ela não mostra nem invasão de células cancerosas, mesmo nas fases avançadas e finais!

Olhem que interessante: existe um animal que nunca tem câncer e isto pode ajudar o homem a prevenir ou curar. Na África um roedor conhecido como rato- toupeira-pelado, ou Heterocephalus glaber, passa a vida inteira de 30 anos em tocas subterrâneas irregulares e escuras, enquanto os outros ratos vivem dez vezes menos. Nos últimos anos, pesquisadores da Universidade de Rochester e de Haifa explicaram esta imunidade do rato-toupeira- pelado ao câncer à produção pelas células de um açúcar em gel conhecido como ácido hialurânico ou hialurano de alto peso molecular (HMM-HA).

O ácido hialurônico nos líquidos das articulações humanas atuam como lubricante e os ortopedistas com frequência injetam-no quando pacientes apresentam artrites e artroses. Na pele, entre as células ele oferece maciez aos tecidos, o que faz dermatologistas injetarem no tratamento antirrugas.

Este super-açúcar hialurano HMM-HA em gel impede que as células nos tecidos se agrupem e formem tumores no rato toupeira-pelado, pois tem sua molécula muito maior que a nossa e está em uma quantidade muito maior do que qualquer outro mamífero. A enzima HAS2 que controla sua produção apresenta uma pequena diferença de dois aminoácidos na molécula. A simples remoção do hialurano HMM- HA dos ratos-toupeira os tornaram suscetíveis a tumores como qualquer outro rato. E tem mais: quando injetaram células cancerígenas de outros roedores e humanas, em duas semanas desenvolveram a doença, mas em seis meses os ratos- toupeiras-pelados não apresentavam mais o problema. As células cancerosas estavam lá, mas pararam de proliferar.

Se mudássemos a composição da enzima HAS2 em humanos, o ácido hialurônico seria produzido em maior quantidade e poderíamos ficar livres do câncer ou reduzir muito a sua frequência! Que tal compreender a natureza para aprendermos as soluções que ela apresenta para resolver os problemas!

Isto é sabedoria!