Coluna de Ciências

Palito ou fio dental?

Palito faz mal para os dentes e gengivas? Não consegui levantar nenhum trabalho adequado que provasse estatisticamente de forma definitiva que sim. Muito menos achei meta-análises, revisões de literatura e levantamentos com base em “evidências” se o palito é bom ou ruim para a saúde bucal.

Quase todos condenam o palito de dente, fala mal dele, mas ele resiste nas prateleiras dos supermercados, nas mesas e balcões dos restaurantes, bares e lanchonetes. O consumo existe, mas ninguém admite que o usou e quase sempre se faz escondidinho no toalete ou no carro. O palito é usado, mas renegado, disfarça-se aplicando as mãos na frente da boca. Jogadores quando colocam as mãos na boca para não permitir a leitura labial do que conversam, parecem que estão usando palito! Que coisa feia‼!

Se o palito de dente faz tão mal assim, como as pessoas não se conscientizam? Como a Odontologia não faz campanhas de esclarecimento? Como ainda o consumo é alto e persiste? Já ouvi muita gente fina dizer: - ah se eu tivesse um palito agora, seria tão bom, algo ficou preso entre os dentes!

Nem por isto alguém mandou tirar ou colocar o palito de dente da lista de compras do governo e suas empresas ou nos guias de serviços de saúde. Será que na época que inventaram o fio dental como produto comercial algum fabricante fez lobby, campanha ou pressão para eliminar-se o palito de dente como produto de uso comum?

“EVIDÊNCIA”

Recentemente a mídia alarmou sobre a retirada do fio dental do “Dietary Guidelines for Americans”, o manual que direciona as políticas de saúde estadunidenses, pois consideraram que não existem “evidências” científicas sobre a efetividade do seu uso quanto a higiene e saúde bucal.

No EUA a recomendação sobre higiene bucal, escovação e fio dental foi retirada em 2015, mas no Brasil o manual: “Mantendo seu sorriso: fazendo higiene bucal corretamente”, de 2013, aconselha a complementação da higiene bucal pelo uso do fio dental. A falta de “evidências” confiáveis sobre a efetividade do fio dental na saúde bucal foi relatada em revisão de 12 estudos feita pela “The Cochrane Database of Systematic Reviews”, em 2011.

As pessoas pretensamente “bem informadas” adoram usar e acham sofisticado o termo “evidência científica” para afirmar ou negar dados e achados em pesquisas e estudos. A roda nunca foi comprovada cientificamente quanto aos seus benéficos, assim como o papel higiênico, absorventes e outros objetos de uso pessoal. A verdade científica de hoje pode ser a mentira ou engano de amanhã! E sobre a ciência também recaem todas as influências da sociedade, inclusive as financeiras e comerciais.

O termo evidência pode ter duplo sentido pelos dicionários. Poderia ser: 1. Atributo do que não dá margem à dúvida, aquilo que indica, com probabilidade, a existência de algo; 2. Descrição viva e minuciosa de um objeto com a enumeração de suas particularidades sensíveis, reais ou fantasiosas. Um dos primeiros princípios que aprendemos na ciência é não acreditar em verdades absolutas e que nada pode ser 100%!

O fio dental não serve apenas para remover o alimento entre os dentes. É preciso esfregá-lo nas laterais dos dentes até o sulco gengival, abaixo da linha da gengiva. Deve ser usado com técnica ensinada pelos profissionais treinados. O fio dental atua sobre as superfícies em que a escova dental não consegue chegar.

Os bochechos com enxaguantes não conseguem substituir o uso do fio dental na remoção da placa microbiana. O mesmo se pode dizer das escovas elétricas e automáticas disponíveis no mercado que não substituem a escova dentária manual, o fio dental e os enxaguantes: cada um destes procedimentos complementa o anterior! Eu não posso, e nem devo acreditar, que exista interesses comerciais por trás destas notícias sobre a ineficácia do fio dental para aumentar a venda de outros produtos de higiene bucal.

Converse com seu Cirurgião-Dentista, peça que mostre em modelos e te ensine a usar corretamente o fio dental, você só irá se beneficiar com isto! Ou será que vamos voltar à era do palito! Ou teremos que ter evidência científica para que o palito seja ruim?

Fica no ar a pergunta: você usa palito escondido de vez em quando?