Coluna de Ciências

As incríveis lições de uma girafa!

Gosto de fisionomias. No curso de caricaturas o professor dizia que cada pessoa lembra ou parece um animal! Todos tem amigos com cara de coruja, cachorro, gato, cavalo ou leão. Temos um lado animal na aparência! Na primeira vez que vi uma amiga notei: era uma tartaruga!

Ao passar a mulher alta, esguia e pescoçuda, pensei: deve ser jogadora de basquete ou vôlei e veio a imagem da girafa. A girafa anda me perseguindo nas leituras e aulas. Observar animais nos ensina muito do ponto de vista comportamental, social, sentimental e biológico. A girafa, talvez, um pouco mais destacadamente.

Por que temos uma cabeça redonda ou quadrada, feia ou bonita, assimétrica ou esquisita? Foi a forma estável que os ossos e carnes encontraram para absorver e anular todas as forças que incidem sobre nós. Quando a cara é feia, dá até para arrumar, mas vai ter que recolocar tudo em posição para que todas as forças se anulem. Isto envolve dentes, músculos, ossos, respiração e funções. Se não ficar equilibrado, volta a ficar feio como antes.

Corpos e objetos tem formas estáveis quando estão em equilíbrio perfeito com forças que se anulam e a resultante fica igual a zero: isto se chama tensigridade. Ortodontista e cirurgião têm sucesso com seus pacientes se conseguirem novas formas, mas no contexto da tensigridade, de um novo equilíbrio. Nossas células tem formas fixas e tensigridade, pois suas estruturas de suporte mecânico ou citoesqueleto são estáveis. Vejo exemplo de tensigridade em prédios (Masp), igrejas (catedral de Brasília) e monumentos (Torre Eiffel), mas os mais belos exemplos são dos animais e vegetais. A campeã é a girafa: uma obra de arte de engenharia.

A girafa foi se adaptando para conseguir alimentos nas copas das acácias, as árvores das savanas ao sul do deserto Saara. O pescoço ficou enorme em 10 milhões de anos, mas o número de vértebras é o mesmo da “girafa sem pescoço”! Isto mesmo, tem girafa sem pescoço e se chama “ocapi”, uma girafa de floresta que não precisou se esticar pois tinha alimentos em baixo! Isto fez a língua das girafas ter 46cm e até pode alcançar as próprias orelhas. Uii!

Se a girafa tem 4,5m de comprimento e até 6m de altura como seu coração pode levar sangue para um cérebro a metros para cima? Ela conseguiria olhar pela janela do segundo andar sem sair do chão. É um coração muito potente! A pressão arterial da girafa é a mais alta do mundo: ela é hipertensa e vive normalmente! Então vamos estudar a girafa, para aprender a viver com hipertensão. As girafas possuem um grande coração com 11kg, 43 vezes maior que o humano.

Pesquisadores da Pensilvânia e africanos da Tanzânia relataram na “Nature Comunications” quais genes determinaram esta adaptação do coração e do pescoço da girafa e os comparou com os do ocapi que tem apenas 1,5m de altura. Os genes do pescoço foram adaptados para dar o mesmo número de vértebras cervicais, mas muito maiores do que as do ocapi. Eles também reforçaram os ligamentos do pescoço com o tórax e aumentaram a altura das pernas.

Quando eu digo que a girafa não pode deitar, pois morreria, o espanto é geral. Como? Ela não deita. Não, se deitou morreu ou está quase morta em situações extremas! A tensigridade ou equilíbrio da girafa é perfeito, mas tem inconveniências: não se pode deitar, tem que dormir em pé e o faz apenas 2h por dia. Às vezes encosta em uma árvore enorme para dormir. Quando dobra as pernas no chão, a girafa demora muito para se levantar e vira presa fácil dos predadores. Elas estão sempre em pé! Cada girafa vive 25 anos, tem apenas um bebê com 2m de altura e que já cai em pé, mas leva 14 a 15 meses para nascer.

Um ser tão equilibrado tem pontos frágeis! Frente a um humano equilibrado, sereno, elegante, bonito, seguro e firme em suas posturas e opiniões lembre-se: ele pode-se ser frágil, carinhoso e um incurável romântico, além de ser do bem! Girafas não atacam nunca, só se defendem! Elas tem o coice mais potente do planeta. Eu conheço alguns amigos que começaria suas caricaturas pelos traços de uma girafa e isto é um elogio!

Ah, ia me esquecendo: quando as girafas estão apaixonadas elas cruzam os seus pescoços e não perdem o equilíbrio. O amor é lindo!