Coluna de Ciências

Deveria ser fundido com o da Fazenda!

Quando a estupidez humana sai às ruas ou entra nos palácios é melhor se distanciar fisicamente ou se calar. A besta e a bestialidade não são domináveis, apenas morrem por si mesmo! Quando a bestialidade domina a cena, ainda procuro por teimosia seguir Sócrates que ensinou: uma vida sem reflexão não merece ser vivida. Afinal, a passividade não é própria da condição humana e muito menos caracteriza um verdadeiro cidadão.

A análise criteriosa e a crítica bem intencionada levam-nos a posturas mais justas nas situações impostas pela vida. A sabedoria está em ser analítico e crítico, sem perder a capacidade de se deixar tocar e emocionar com demonstrações de fraternidade, solidariedade, carinho e amor.

Na net, rádio, televisão, jornais e revistas existem formas de divulgar e popularizar o conhecimento científico, divulgando as novas descobertas e caminhos. Mas por quê? Para quê? A sociedade avança quando seus problemas são resolvidos com novos medicamentos, invenções que melhoram nossas casas, roupas e o que se come! Criar, testar, divulgar e disponibilizar as inovações faz parte de uma atividade humana conhecida como CIÊNCIA.

Na ciência se tem regras, mas a principal delas foi criada por Descartes que criou o método de análise. Outra regra de ouro da ciência deixa claro: deve ser publicada para que todos os homens do planeta possam checar e usufruir do novo conhecimento publicado. Se não for novo/inédito e não for público, não é científico!

Um homem, empresa ou universidade pode inventar ou criar pelo método e não publicar. Começa a fabricar e vender o que descobriu para ganhar dinheiro e poder. Tudo de novo que se obtém usando o método criterioso da ciência e não é publicado, mas disponibilizado para se obter lucro e ou vantagens se chama TECNOLOGIA. Para controlar esta atividade se criou as patentes e marcas onde se registram quem inventou primeiro! Muitas pessoas e empresas para não usar o termo tecnologia preferem usar o termo INOVAÇÃO que representa o mesmo, tal qual invenção.

Povo bem informado e rico apenas se consegue com ciência e tecnologia, sem isto não tem saída! Educação, cultura e saúde para todos avançam apenas com a ciência e tecnologia. São ferramentas de evolução e mensuração dos processos sociais. Ciência e tecnologia podem controlar de forma absoluta os desvios e corrupção nos processos administrativos e no controle de atividades e custos.

Um governo democrático e voltado para as pessoas tem na ciência e tecnologia o pilar de todas atividades, principalmente aquelas para dar o bem estar pleno às pessoas, à população. Nunca devemos esquecer que o mundo, incluídos governos, existe para as pessoas e não para o lucro e ambição: que eles aconteçam, mas não desmedidos! Devem ser controlados e ordenados para que apenas sirvam de estímulo para a ciência e tecnologia evoluir!

Ciência e tecnologia andam juntas, o que diferencia uma da outra é a finalidade: descobrir e doar para a humanidade ou descobrir e registrar para ganhar dinheiro, respectivamente! Simples assim! E percebe-se a importância de ambas para um povo!

Um governo minimamente responsável e consciente colocaria o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no mesmo patamar do Ministério da Fazenda. Ciência e tecnologia representam o dia a dia das pessoas com qualidade e plenitude de viver na educação, saúde, emprego e lazer. Elas permitem ver o futuro como algo bem vindo e sem medo!

O futuro deveria gerar nas pessoas uma ansiedade para saber o que virá de novo e bom pela frente! Pensar no futuro como algo difícil e pior é triste e sem esperança! Não se pode perder a alegria de viver e a esperança de que o futuro será melhor.

Um ministro de ciência, tecnologia e inovação deve dialogar com os cientistas, universidades e institutos de pesquisas! Deve liderar, cobrar resultados e exigir qualidade! Oferecer planos e recursos, estabelecer prioridades e compatibilizar orçamento com necessidades. No governo Temer, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi fundido com o de Comunicações e o nomeado para “liderá-lo” foi Gilberto Kassab! O seu currículo e histórico fala por si: que pena Brasil!