Coluna de Ciências

Não usas protetor dentário ou bucal?

A cárie destruía os dentes pois as bactérias produziam ácidos e enzimas. Na gengiva, as bactérias induziam inflamação que reabsorvia os ossos de suporte dos dentes. Dentaduras era comuns, inclusive nos jovens e o país era uma pátria de desdentados, mas isto se foi felizmente! Descobriu-se que com a higiene bucal após a alimentação, a cárie e doença periodontal desapareciam.

No Brasil isto se consolidou nas últimas duas décadas com a adoção de uma política adequada de saúde bucal. Nos estados e cidades onde os recursos foram bem aplicados, se chegou a índices de saúde bucal semelhantes ao de sociedades socialmente evoluídas como os países escandinavos.

Com dentes preservados, as necessidades mudam e se refinam: agora se quer dentes brancos e bem posicionados. Sorriso bonito indica que o portador é saudável, preocupado com a estética e função. Clareamento dentário e tratamento ortodôntico passaram a ser rotineiros.

A causa de perda dentária passou a ser o traumatismo por batidas e pancadas durante o lazer e esportes, em episódios de violência urbana e no trânsito com bicicletas, motos e automóveis, ou até nos procedimentos cirúrgicos intrabucais. A prática de esporte e lazer inclui lutas como judô, karatê, futebol, basquete e outros onde o contato pessoal é inevitável com cotoveladas, cabeçadas e boladas. As concussões cerebrais e as fraturas ósseas e dentárias são comuns.

TRAUMATISMOS

Quando se traumatiza um dente, ele se movimenta dentro da cavidade onde se aloja no osso. A sua raiz está separada do osso por uma fina membrana conhecida como ligamento periodontal. Sem ele, o dente se une ao osso diretamente, um processo conhecido como anquilose.

O osso remodela-se a todo instante de acordo com a necessidade de se colocar ou retirar cálcio e íons para o sangue. Se o dente unir-se diretamente ao osso, passa a ser remodelado e será substituído. Sem raiz a coroa dentária se perde na boca. Este processo é conhecido como reabsorção dentária por substituição.

Se o traumatismo levar à anquilose e reabsorção por substituição, ocorrerá inevitavelmente à perda dentária, não há tratamento que cure ou paralise. A única causa da anquilose e reabsorção por substituição é o traumatismo dentário nos esportes, lazer, acidentes de trânsito, violência urbana e procedimentos operatórios.

Uma consequência do traumatismo é o escurecimento dentário por necrose da polpa, também referida como o “nervo” do dente, ou pela sua mineralização. Além da reabsorção radicular e do escurecimento dos dentes, o traumatismo pode ainda fraturar a coroa ou raiz. Isto requer tratamentos específicos, mas em muitas situações não se tem tratamento, o dente será extraído e requer um implante no local.

PROTETORES

Com a valorização dos dentes como sinal de saúde e beleza, as atenções se voltam para prevenção da perda por traumatismo: como poderemos fazê-la? Usando protetores dentários e bucais desenvolvidos para cada pessoa, quase sempre de resinas acrílicas. O protetor nos dentes e alvéolos distribuirá melhor as forças excessivas no conjunto dentes-osso, caso ocorra o traumatismo. Os protetores pré-fabricados a base material muito flexível pouco protegem os dentes e maxilares.

Agora criou-se a especialidade Odontologia do Esporte para cuidar inclusive da prevenção e tratamento das consequências do traumatismo. Nas faculdades, vão se criando disciplinas e clínicas específicas sobre traumatismos dentários, com professores especializados nesta necessidade própria de um mundo melhor.

Clubes e federações esportivas já contratam serviços de cirurgiões dentistas para implantar este tipo de prevenção e tratamento em seus atletas. Alguns profissionais, como o Dr. Hilton Gurgel de Natal-RN, se destacam como lideranças nesta área, prestando serviços e consultorias para muitas instituições nacionais e internacionais.

A você fica uma pergunta: quando você, filhos e amigos praticam esporte ou lazer com alto risco de traumatismo, usam o protetor para os dentes e maxilares? Se a resposta for não, é uma pena, mas ainda há tempo de se prevenir do traumatismo dentário e suas consequências!