Coluna de Ciências

Aftas: o que mais se perguntou?

As aftas são manifestações do estresse que modifica o funcionamento da suprarrenal e aumenta a produção de seus hormônios corticoides. Este excesso desregula o sistema imunológico que passa a reconhecer partes do corpo como estranhas e atacá-las, gerando doenças autoimunes como as aftas. Depois do recente artigo de aftas, eis as perguntas mais comuns:

1 - É tão simples assim, começa com microtraumatismos? Sim, o sistema imunológico percebe a mucosa bucal quando fica exposta e se estiver desregulado pelo estresse, ou se a mucosa tiver proteínas que pareçam com as da bactéria, ele ataca até perceber depois de dias que se enganou!

2 - Se eu não for estressado, não terei aftas? A quantidade e a frequência será muito menor, apenas em eventuais microtraumatismos mais significantes.

3 - Isto significa que meu sistema imunológico não reconhece como minha a mucosa bucal? Ele tem dificuldade por que sua mucosa tem proteínas na composição que se assemelham com as de certas bactérias.

4 - As aftas não tem nada a ver com o estômago? Não, não tem nada a ver com a função estomacal como acidez e gastrite. As pessoas estressadas que tem muitas aftas, em geral, tem também desconforto estomacal. Se coincidem as duas manifestações, e a impressão que são interligadas, pois a causa é a mesma: o estresse!

5 - Eu não herdei as aftas de meus pais? Em parte sim, pois você herdou deles a mucosa bucal e o sistema imunológico. A sua mucosa tem as proteínas parecidas com as das bactérias e você as herdou do seus pais.

6 - Tem certeza que as aftas não são alergias a alimentos como o abacaxi? Elas que não representam alergias a alimentos. Faça um teste e tome todos os dias suco de abacaxi por uma semana e não terás aftas, apenas se comer o fruto que irrita e machuca muito a mucosa bucal.

7 - Nenhuma doença provoca o aparecimento de aftas na boca? Qualquer doença que deixe a mucosa muito fina e frágil pode aumentar a quantidade de aftas. É por isto que fumante não tem afta, o tabaco espessa a mucosa deixando grossa e revestida por queratina como a pele.

Quando se deixa de ingerir vitaminas B e ferro de frutos e vegetais, a pessoa fica com anemia porque a medula prolifera muito e, sem eles, deixa de produzir hemácias na quantidade suficiente. A mucosa bucal também prolifera muito e precisam destas vitaminas e íons para proliferar, sem eles fica delicada e a língua lisa avermelhada. Alguns pacientes apresentam-se com anemia e aftas, mas a causa que é comum e não uma provocou a outra!

8 - O que faço para se prevenir das aftas? Rever o estilo de vida, alimentação, forma que se faz a higiene bucal e usar produtos adequados para diminuir os sintomas e reduzir o tempo de duração como o gel formulado com 50g de hidroxipropilcelulose, 0,5 de betametasona e 2% de ácido acetilsalicílico.

9 - Por que minhas aftas são grandes e duram muito? Existe um tipo menos comum: as aftas maiores ou de Sutton que deixam cicatrizes e duram até 6m, diminuindo a qualidade de vida. Antiinflamatórios sistêmicos e ou injetados na lesão são utilizados para abreviar o sofrimento, mas a talidomida, representaria a melhor terapia.

Por ter provocado grande impacto mundial se tem preconceito no uso da talidomida. Ela está indicada para várias doenças, quase sempre autoimunes, e ainda para controlar a imunorejeição de transplantes e as neuralgias zosterianas. Seu uso sofre muitas restrições justificadas pelo seu efeito teratogênico entre o 35º e 55º dia de gestação, deixando o feto sem membros e cérebro como ocorreu quando seu uso foi generalizado.

Há anos a talidomida representa uma importante e eficiente droga de controle de processos autoimunes. Quando os pacientes são homens ou mulheres sem qualquer possibilidade procriativa, seu uso deixa-os sem aftas com reduzidos efeitos colaterais. Seu uso está restrito a profissionais treinados e habilitados a receitá-las até por que não é vendida em farmácias, sendo fabricada por laboratórios estatais. Seu uso é muito controlado e deve-se procurar um profissional habilitado para tal prescrição como um dermatologista, reumatologista ou estomatologista em serviço público de saúde.