Coluna de Ciências

Ciência do beijo: é bom demais!

Quantos músculos tem a língua? Os jovens universitários não tinham a menor ideia! Me consolei e disse: - tenho certeza que então saibam quantos músculos são ativados em um beijo? Também não sabiam, fiquei indignado! Um beijo de língua movimenta 23 a 34 músculos da face e outros 112 do corpo. Nesta atividade toda se queima até 100 calorias e 12 nervos são acionados durante este beijo calorosamente bem dado.

Os lábios têm 100 a 200 vezes mais sensibilidade do que as pontas dos dedos, justificando porque muitas vezes o sexo oral é preferido por muitas pessoas do que as carícias digitais. No beijo, os lábios são pressionados 12kg de peso nos seus tecidos no boca a boca. Nos lábios têm-se muitos músculos e seu vigor depende da demanda funcional: deveríamos fazer exercícios labiais para deixá-los tumefatos, sedosos e brilhosos, sem flacidez e opacidade.

No coração o beijo faz pulsar e quase salta-se peito a fora com 150 batimentos por minuto aumentando um litro de sangue a ser impulsionado por minuto para o resto do corpo. Beijar não é para qualquer um e já disseram que um beijo “daqueles” passa a sensação de que se está vivo ainda, usufruindo-se de todas as potencialidades. É quase isso: beijar é viver!

Sensibilidade tem a língua, incluindo-se os quatro sabores. Se não for o local mais sensível do corpo, representa um dos mais ricos em terminações nervosas sensoriais. É tanta sensibilidade que no beijo mais quente comumente se diz: ... e ele me tascou aquele beijo de língua! Uauuuu! Ao beijar, nossas glândulas e tecidos liberam muitos mediadores ou hormônios que mudam toda a fisiologia naqueles mágicos instantes: adrenalina, dopamina, oxitocina, endorfina, serotonina, testosterona e outros agentes recreacionais que o corpo possui.

A língua tem 17 músculos a se movimentar durante um beijo em uma verdadeira dança de fibras coordenadas pela mente sob o manto de um tecido macio e aveludado representado pela mucosa. Na língua temos milhares e milhares de papilas macias que no conjunto excitam-se durante o contato pela sensação única que sua superfície proporciona.

Temos músculos do palato mole envolvidos no beijo durante as contrações para deglutir a saliva de si mesmo e a do outro. Durante muito tempo perguntei por que o paladar é sentido na língua, já que temos o palato que é referido como “céu da boca”?

No início do conhecimento sobre o corpo se pensava que o gosto era captado na parte superior da boca. É tão gostoso que, quando queremos surpreender alguém com certos pratos e delícias, usamos a frase: “Abra a boca e feche os olhos”. Fechamos os olhos dizendo: parece que estamos no céu, no “céu da boca”, ou usamos a expressão “um néctar dos deuses!”. Quando descobriu-se que o paladar estava na língua já era tarde e não dava mais para inverter o nome do palato e da língua.

Beijo de língua com maestria mesmo no escuro, sem ver a cara do outro, pode se fazer apaixonar. Saber quantos músculos tem a língua ou são envolvidos no beijo pode dar ao indivíduo o domínio desta arte de conquistar o coração de alguém! O primeiro beijo pode ser fatal.

Mas beijar tem seus senões! Uma pessoa no beijo pode adquirir até 1 bilhão de microrganismos de 300 espécies diferentes. São bactérias, vírus, parasitas e fungos misturados com saliva naquela gosma lubrificante, gostosa e viscosa que nos fazem esquecer “os perigos desta vida pra quem tem paixão”, como disse Vinicius de Moraes. Muitas doenças podem ser obtidas como o HPV, herpes, mononucleose, sífilis e outras. Esta saliva ou “gosma” pode ficar em nossa boca por até 3 dias depois, e as vezes, até queremos isto mesmo!

Para nos protegermos contra os senões de um beijo, devemos seguir dois preceitos: 1º. Intimidade: é beijar na boca e não fazer sexo convencional! Beijar na boca é dizer ao outro: vou correr todos os riscos e te beijar na parte mais contaminada por onde passa de tudo que possamos imaginar! 2º. Seletividade: para beijar pergunte a si mesmo: como deve ser a boca desta pessoa, vale a pena arriscar?

Pense bem! Se a resposta for consciente e sim, você está quase apaixonado e, se o beijo for bom demais, estarás completamente dominado pelo desejo de amar! E é bom demais.