Coluna de Ciências

Qual é o seu Letramento Científico?

A vida urbana e rural não aceita os que sabem apenas ler ou escrever, pois representa apenas o ponto de partida e não mais o objetivo a ser alcançado. Os pais, a família e a escola devem formar pessoas capazes de interpretar conteúdos de texto em frases, números, tabelas e gráficos. O trabalhador, consumidor e cidadão conscientes devem interpretar as informações disponíveis.

A ciência no Brasil é feita nas universidades e em alguns institutos de pesquisa. Enquanto a ciência tem se como sua razão de ser a busca da verdade metodologicamente comprovada e explicitamente publicada, a essência da universidade é formar indivíduos com capacidade crítica e analítica para decidir e ou julgar.

A ciência é necessária para a inserção completa do indivíduo na sociedade de rápidas transformações. Correlacionar os fatos e observações é necessário para buscar a sustentabilidade, cidadania e a melhora econômica. O indivíduo letrado cientificamente melhora o seu estado econômico e a qualidade de suas relações com as pessoas e o mundo, melhora o nível cultural das conversas e faz compras e uso consciente de produtos. Passa-se a discutir mais ideias do que os objetos e a vida alheia.

O Instituto Abramundo, Instituto Paulo Montenegro do Ibope e a Ong Ação Educativa criaram o ILC ou Indicador de Letramento Científico depois de 10a do INAF ou Indicador de Analfabetismo Funcional. Na pesquisa “Como as pessoas utilizam as referências do mundo científico no cotidiano e vida produtiva” foram entrevistadas 2002 pessoas de 15 a 40a com o mínimo de 4a de estudo em 10 metrópoles brasileiras representando 23 milhões de trabalhadores, consumidores e eleitores em 92 municípios. As pessoas foram classificadas em:

Nível 1- Conseguem localizar informações explícitas em textos, tabelas e gráficos simples sem exigir domínio de conhecimento científico. Localizam consumo de energia na conta, dose máxima de remédio na bula e risco de doenças por álcool e tabaco.

Nível 2- Resolvem problemas cotidianos pelo domínio da linguagem científica interpretando e comparando informações em gráficos de rótulos, textos jornalísticos ou legais. Conseguem avaliar medidas de tendência, compreensão de fenômenos naturais e impactos ambientais. Analisam propostas para checar benefícios e riscos à saúde, assim como aspectos de políticas públicas.

Nível 3- Elaboram propostas para resolução de problemas a partir de evidências cientificas de textos como manuais, esquemas, infográficos e tabelas. Argumentam e justificam propostas elaboradas pela leitura de nutrientes em rótulos, especificações técnicas de eletroeletrônicos, efeitos e riscos atmosféricos e climáticos, além de compreender o mundo microbiano.

Nível 4- Avaliam propostas e afirmações científicas para o dia a dia. Elaboram argumentos sobre confiabilidade e veracidade de hipóteses apresentadas. Abordam questões sobre o aquecimento, biodiversidade, saúde, astronomia ou genética, e dominam ainda as unidades de medida como potência do chuveiro ou de motor. Confronta informações para fundamentar posições e opiniões científicas, tecnológicas e éticas.

RESULTADOS

No Indicador de Letramento Científico, 16% dos brasileiros estão no nível 1, 48% no nível 2, 31% no nível 3 e apenas 5% nível 4. Entre os que fizeram universidades, assustadoramente o nível 4 foi observado em apenas 11%. Se esperaria que muito mais da metade dos formados no terceiro grau obtivessem ILC nível 4 visto que tem muito mais anos de estudo e oportunidades. Isto indica que os profissionais de nível superior saem deficientes na alfabetização científica funcional. Em 4% deles o nível era 1, em 27% nível 2 e nível 3 foram 48%. Preocupante estes dados!

Comparem: pessoas com ensino fundamental revelaram um ILC nível 2 de 50% e nível 3 de 20%. Nas pessoas com ensino médio, o ILC nível 2 de foi de 52% e o nível 3 de 29%. As universidades não estão ensinando interpretar dados e aplicar a nomenclatura científica de forma adequada no cotidiano. Qual seria o ILC dos mestres, doutores e professores universitários?

É hora de refletir: estaria o ensino fundamental e médio melhores que o das universidades?

O Letramento Científico amplia nosso horizonte e visão de mundo!