Coluna de Ciências

Como peguei Herpes? E agora!

“Os lábios das damas nos trazem beijos, mas também a praga das bolhas, pois seus hálitos doces estão contaminados”, disse Shakespeare em Romeu e Julieta. Sem contar que as vesículas herpéticas nos lábios são descritas como em cachos ou ramalhetes. É romantismo para identificar doenças!

Em condições urbanas é impossível a criança viver até os 5 anos de idade sem nunca ter contato com o Herpesvirus hominis. Em 99% das pessoas o vírus penetra silenciosamente na pele lesada ou mucosas, sem sinais e sintomas.

As vezes é tão leve a manifestação por onde entra o vírus que caracteriza uma doença subclínica. A boca da criança pode ficar irritada, febre baixa, gengivas vermelhas e doloridas como dentes irrompendo ou dor de garganta. Na região genital, pele e olhos, a maioria da primeira manifestação também é subclínica.

Quando clinicamente aparece, a febre é mais alta, dor e desconforto aliam-se a gengiva inflamada, vermelha e sangrante nos três primeiros dias. Em seguida, aparecem lesões tipo aftas pequeninas e múltiplas na língua, lábios, bochecha e palato que duram 4 a 5 dias. A tonsilite pode estar presente. A criança não deixa higienizar e nem quer ingerir sólidos, apenas líquidos. Este quadro é a Gengivoestomatite Herpética Primária e o diagnóstico dado quase sempre é de “virose” inespecífica: dura 7 a 10 dias.

Em 50% das pessoas, só na adolescência começam a aparecer as vesículas e bolhas herpéticas nos lábios ou dentro da boca. Onde se esconderam os vírus nestes anos? Depois de entrarem nas células da pele e mucosas, encontram um nervo e viajam até os gânglios neurais perto do cérebro ou coluna. O herpesvírus adora células epiteliais e neurais onde ficam latentes por décadas.

Em metade das pessoas, quando algumas condições se apresentam, os herpesvirus viajam de volta dos gânglios neurais/cérebro para a pele ou mucosa. Ao saírem promovem inflamação no local e formam vesículas e bolhas. Mas por que em metade das pessoas? Esta latência prolongada não tem explicação.

As condições que quebram a latência e induz a manifestação repetitiva são: febre, gripes, resfriados, menstruação, estresse e exposição ao sol. Os vírus não viajam para pele e mucosas quando as células de defesa estão em alerta contínuo. Quando se abaixa a resistência, o vírus aproveita para multiplicar-se dentro dos nervos e saírem. Um exemplo: a exposição solar reduz a quantidade de linfócitos nos tecidos e isto explica por que alguns tem a doença depois de ir a praias e piscinas.

Certas pessoas não tem Herpes Recorrente, talvez porque tenham eliminado os vírus. Na pele machucada e mucosas com saliva e secreções de pessoas com ou sem a doença, o vírus pode penetrar no local e a pessoa passa a ter Herpes Simples Recorrente no local. Mesmo aqueles que não tenha, não descuide, pois com beijo, contato pessoal e sexual podes adquirir a doença a qualquer momento, ela é uma DST!

O primeiro contato com o herpesvirus não tem como prevenir, mas a segunda chance depende de você exclusivamente! Outro cuidado, cada vesícula tem bilhões de herpesvirus e se a mão contaminada for no olho, nariz e região genital pode se auto-inocular em outro parte!

Se tomar o remédio antiviral via bucal, “todas” as vezes que tiver a doença antes que apareça, diminuirá a quantidade de vírus no corpo. As manifestações ficarão cada vez mais raras até desaparecer! Se você com agulhas esterilizadas, gaze e luva perfurar as vesículas e passar água pensando que é remédio, vai melhorar 70% o quadro clínico e a frequência. Remédio local tem que melhorar mais que isso para não ser placebo.

Os remédios antivirais via bucal são a base de valaciclovir e fanciclovir, têm poucos efeitos colaterais e apresentam resultados muito bons se você for persistente e insistente. Fale com seu dentista ou médico. Mas como saber que terás herpes amanhã para começar a tomar? Todo herpético sabe que amanhã a doença vai aparecer no local: 24h antes, ele fica quente e pruriginoso. Remédios locais como pomadas, cremes e substâncias não se deve usar? Se “acreditar piamente” e usar com muita fé, pode melhorar até 70%! Usar placebo não é ilícito.