Coluna de Ciências

Gravidez deve ser planejada sempre!

A penetração do espermatozoide no óvulo dá início a um espetacular show de proliferações de células iguais até o 21º dia, quando três populações celulares assumem formas e funções diferentes até chegar a 206 tipos diferentes.

Depois da fecundação há uma correria de células para lá e para cá no embrião, cada uma assumindo sua posição para dar origem a uma determinada estrutura. Quando chega o início do terceiro mês de gravidez, o embrião assume a forma da espécie e passa a chamar feto. Apenas quando nasce se chama criança!

Para a mãe há uma grande questão! O período embrionário, quando as células proliferam e se diferenciam para formar todas as partes, é muito susceptível a ação de agentes externos chamados de teratogênicos. Mas é no início do terceiro mês que a mãe descobre que está grávida e já pode ter se submetido a medicamentos, drogas, álcool, tabaco, estresse e outros fatores como os agentes infecciosos tal qual vírus e bactérias.

Toda gravidez deveria ser planejada para evitar que crianças nasçam com distúrbios de desenvolvimento induzidos por fatores externos e conhecidos como anomalias, síndromes e outros nomes. Entre o feto e o corpo da mãe, no endométrio uterino, há a formação de um emaranhado ou “maçaroca” de células e vasos sanguíneos com a forma de um bolo ou massa folheada conhecido como placenta. A placenta tem a função de filtrar as impurezas e agentes externos do sangue da mãe, impedindo que chegue até o feto, como se fosse os pulmões e os rins do feto.

O filtro representado pela placenta funciona muito bem, mas tem um problema: se forma nos primeiros três meses da gravidez! Neste período o embrião/feto está desprotegido, pois podem passar pela placenta imatura algumas substâncias químicas e agentes infecciosos indevidos como o vírus da rubéola e outros. É por isto que os distúrbios do desenvolvimento, quase todos, tem suas causas nos primeiros três meses gestacionais. Só depois do terceiro mês a barreira seletiva da placenta funciona muito bem.

VÍRUS E GRAVIDEZ

Vírus são muito pequenos e nem são vistos nos microscópicos comuns, apenas nos potentes microscópios eletrônicos que aumentam milhares de vezes. O habitat ou “casa” natural de um vírus é o interior de uma célula. Vírus não conseguem proliferar e pra se multiplicarem usam as ferramentas das células em que entraram. Isto podem levar as células a:

1. Proliferarem muito e dar origem a neoplasias benignas ou malignas como papilomas, verrugas e os carcinomas ou cânceres;

2. Morrerem como nos casos de herpes e zoster, ou;

3. Pararem de proliferar, pois ficam bloqueadas para mitoses como ocorre com o vírus da rubéola.

Se o vírus da rubéola “atravessar” a placenta até os três primeiros meses, o show de mitoses e proliferações do embrião será muito prejudicado ou cancelado. Não haverá células suficientes para formar estruturas, órgãos e tecidos. Teremos múltiplas anomalias e síndromes típicas. Numa construção seria como faltar material e trabalhadores: a obra não anda ou fica incompleta!

Se a mãe for contaminada pelo vírus da rubéola no primeiro mês de gravidez terá 30 a 50% de chance do filho ter anomalias. No segundo mês, 25% e no terceiro, 8%. Se a contaminação for depois do terceiro mês, a placenta já estará completa, funcionando plenamente e o risco para o feto é quase nulo.

No caso do zika vírus, parece que, ao chegar na placenta pelo sangue da mãe ele está nos macrófagos, uma célula migrante presente em todos os tecidos do corpo. Esta célula “come de tudo” e fagocita para denunciar o que entra de errado no corpo. Na placenta, estas células recebem o nome de células de Hofbauer e estão entre os vasos e vilosidades, podendo atravessá-la com o vírus no seu interior, chegando ao embrião, conforme pesquisas da Fiocruz-PR.

A maior parte das estruturas nobres são formadas primordialmente nas oito primeiras semanas de gestação. Ressalta-se, não podemos vacilar: gravidez sempre deve ser planejada! O primeiro trimestre de gravidez é fase de ouro, fio de navalha e portal de uma vida plena com corpo e espírito saudáveis para um novo ser chegar! Isto vale para zika, álcool, remédios, tabaco, drogas ...

Reflitemos!