Coluna de Ciências

Por que algumas pessoas têm câncer!

É importante falar sempre sobre o câncer: alerta e ajuda as pessoas se prevenirem. Um toque com bases científicas pode reorientarmos como encarar um assunto. Isto já aconteceu comigo!

O câncer representa uma nova população de células no corpo, ou neoplasia, que com liberdade e ousadia invadem os tecidos vizinhos e enviam células para que em outras partes desenvolvam novas colônias conhecidas como metástases. Células cancerosas roubam energia das normais, impedem seu funcionamento, ocupam seu lugar e secretam substâncias tóxicas. O câncer não é chamado de neoplasia maligna por acaso! Temos 206 tipos de células que podem desenvolver dezenas de tipos de cânceres.

Tem se mecanismos para se eliminar as células defeituosas ou atípicas que aparecem todos os dias entre as 10 trilhões que temos. Defeitos nesses mecanismos podem deixar algumas destas células escaparem e dar origem ao câncer. Algumas pessoas tem mais chances de ter câncer por apresentarem defeitos genéticos familiares, mas estas células também seriam destruídas pelos mecanismos de defesa se eficientes.

Outras pessoas se expõem a fatores que modificam as células com muita frequência e aumenta muito a chance de escaparem dos mecanismos de controle. Entre os fatores estão tabagismo, álcool e sol que facilitam, aumentam a chance de se ter um câncer, mas o determinante é a condição do sistema de controle das células defeituosas. Se células NK, sistema imunológico e apoptose funcionarem bem, as possibilidades diminuem muito.

Nas escolas, igrejas e na mídia deveria se ensinar as crianças e jovens a importância da “mansuetude” ou capacidade de ser tranquilo, aceitar o diferente, ser calmo mesmo nas divergências e ser propagador do bem pela serenidade no tratar as pessoas nas mais diferentes situações. Mas ser calmo e sereno por dentro, irradiando de si para os outros. Não adianta ter a aparência de calmo se por dentro está se remoendo!

A crítica, a exigência, o negativismo, a briga, o reclamar e a vontade de se impor ou aparecer são fontes de estresse psicológico que aumentam a atividade das glândulas suprarrenais ou adrenais. As pessoas estressadas psicologicamente são as “de mal com a vida” e ou as que estão sob pressão de pessoas impositivas e donas de verdades ou certezas.

Pessoas estressadas podem ser aquelas que engolem sapos, remoem contrariedades, provocações e chantagens. Viver com pessoas “pitzentas” ou barraqueiras é fonte pura de estresse psicológico, do mesmo modo viver com pessoas que cobram e são autoritárias. Tem pessoas que te cobram uma caneta esferográfica barata que lhe emprestou vinte anos atrás. Por que passar cobrança e exigir coerência dos demais se você não a tem! Ninguém tem coerência e perfeição para cobrar isto do alheio.

Para seu bem estar psicológico e diminuir a chance em ter câncer, no livro “Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado” a autora Ana Beatriz Barbosa Silva diz coisas esclarecedoras como: ... pessoas problemáticas, manipuladoras, impositivas e negativas devem ser afastadas de sua vida! Exceção nos casos de parentes por responsabilidade civil: aí você vai sofrer! Melhor seria cair fora, se distanciar, ir para outro hemisfério.

De novo: o estresse psicológico faz as suprarrenais aumentarem a produção e secreção de corticoides no sangue que se espalha pelo corpo. Este aumento inibe e desorganiza as células NK e o sistema imunológico. Você fica frágil e com mais facilidade em contrair doenças autoimunes, infecciosas e câncer! As pessoas deveriam desde cedo ser serenas, calmas, não gritar, evitar reclamação, ser gentil e educadas. Mas ... sem que isto signifique engolir sapos e por dentro se estressar. Trabalhar não mata ninguém, o que estressa e adoece é estresse psicológico induzido pela instabilidade, desgostos e mágoas.

Ah se os jovens soubessem e os velhos pudessem! Seja feliz desde cedo, sem vaidade e soberba. Isto pode ser ensinado pelo exemplo e diálogo na escola e em casa. Ao acordar todos os dias diga: - Xô desgosto e mágoas, adeus seres problemáticos e mentes perigosas, eu não quero ter câncer e outras doenças do estresse psicológico!